Labirintite: conheças as causas e opções de tratamento

Laringite Estridulosa: o que você precisa saber sobre essa condição de alta prevalência em crianças
11 de julho de 2023
Apneia do sono: quando procurar o otorrino
Apneia do sono: quando procurar o otorrino
15 de agosto de 2023
Labirintite: conheças as causas e opções de tratamento
A labirintite é termo usado para definir distúrbios do ouvido interno, mais especificamente o labirinto, estrutura constituída pela cóclea - que é responsável pela audição - e pelo vestíbulo e canais semicirculares - responsáveis pela sensação de equilíbrio.

E é exatamente por isso que essa condição geralmente acarreta em problemas na audição, como zumbidos, e dificuldade em manter o equilíbrio.

Esses distúrbios podem ser causados por inúmeros problemas, como processos inflamatórios, doenças neurológicas, traumas e até mesmo estresse crônico, portanto o primeiro passo em casos de tonturas é conversar com o médico otorrinolaringologista, ok?

Opções de Tratamento:

Obviamente, o tratamento será conduzido em função da causa subjacentes, mas, dito de forma resumida e genérica, podemos listar as seguintes abordagens:

Medicamentos
O tratamento farmacológico pode incluir medicamentos para controlar os sintomas, como anti-histamínicos para reduzir a tontura e náuseas. Em casos de infecções, podem ser prescritos antibióticos ou antivirais.

Reabilitação vestibular
É um tipo de terapia que visa reabilitar o sistema vestibular e melhorar o equilíbrio. É especialmente útil em casos de labirintite crônica.

Mudanças no estilo de vida
Evitar o consumo de álcool e cafeína, reduzir o estresse e adotar uma dieta equilibrada pode ajudar a minimizar os sintomas da labirintite.

Terapias complementares
Alguns pacientes podem se beneficiar de terapias complementares, como acupuntura, que podem ajudar a aliviar os sintomas.

Cirurgia
Em casos graves e resistentes a outras formas de tratamento, a cirurgia pode ser considerada. No entanto, é importante destacar que a intervenção cirúrgica é uma opção menos frequente.

Prevenção

Embora nem todos os casos de labirintite possam ser prevenidos, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver essa condição:

Evite a automedicação
O uso indiscriminado de medicamentos pode ser prejudicial à saúde do ouvido interno. Sempre consulte um médico antes de tomar qualquer medicação.

Proteja-se contra infecções
Mantenha uma boa higiene pessoal e evite o contato próximo com pessoas que estão doentes para reduzir o risco de infecções que podem afetar o ouvido interno.

Use equipamentos de proteção
Em ambientes ruidosos ou em situações de risco de lesões na cabeça, como durante a prática de esportes radicais, use equipamentos de proteção adequados.

Por fim uma dica importante: não normalize sintomas frequentes de tontura, uma vez que, sem tratamento adequado, o quadro pode se agravar, resultando em uma condição crônica, na qual os sintomas se agravam e o tratamento é mais demorado.

Lembre-se: existe tratamento eficaz para a labirintite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *