O exame de audiometria normalmente é solicitado quando há necessidade de avaliar a capacidade auditiva do paciente, principalmente se existir suspeita de perda auditiva ou quando ocorre trauma acústico, tímpano rompido, uso excessivo de medicamentos diversos, infecções, chiado nos ouvidos, pacientes com tontura e história hereditária de perda auditiva.
Como é o exame de audiometria?
O exame de audiometria é realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado. Trata-se de um teste relativamente rápido e indolor, no qual, o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente.
Existem dois tipos mais usuais de audiometria, sendo: tonal e vocal (leia detalhes abaixo). O primeiro teste visa estimar o grau e o tipo de perda auditiva em diversas frequências. É considerado um teste subjetivo porque depende da resposta do paciente aos estímulos auditivos fornecidos pelo examinador.
Já o segundo, pesquisa a capacidade de detectar a fala humana. Nos dois casos é utilizado um fone de ouvido para que seja realizado com sucesso e é necessário a participação ativa do paciente.
Recomendações para o exame de audiometria
Exame indolor;
Possui duração de aproximadamente 20-30 minutos em adultos;
Exige participação ativa do paciente;
Recomenda-se uma boa noite de sono e repouso acústico;
Evite ambientes ruidosos cerca de 14 horas antes do procedimento (exemplos: sons de máquinas, festas e casas noturnas);
Informe se há casos de perda auditiva na família, quais são os medicamentos que estão sendo tomados, com qual frequência visita ambientes ruidosos e se sente zumbido ou algum ruído em ambientes silenciosos.
Porque a audiometria é importante?
É extremamente importante cuidar da sua audição. Sempre que observar qualquer possível alteração ou suspeitar de perda auditiva, procure um médico otorrinolaringologista!
A realização regular da audiometria é uma medida de precaução, avaliar periodicamente a sua capacidade auditiva pode ajudar a detectar precocemente uma possível alteração.