Essa é uma questão importante para a saúde do seu filho, até porque as crianças, sobretudo as mais novas, não têm discernimento para relatar o que estão sentindo, cabendo aos pais a tarefa de identificar o momento adequado de encaminhar o filho a esse especialista.
Quadros recorrentes de otites ou amigdalites são os mais fáceis de identificar e, na presença deles, a dica é ir direto ao otorrino, ok? Mas existem inúmeros outras situações em que é importante visitar esse especialista, confira:
Infecções recorrentes no ouvido
Uma das principais razões para buscar um otorrino é quando o seu filho sofre de infecções de ouvido recorrentes. Se ele tiver mais de três infecções em um período de seis meses ou quatro em um ano, é hora de consultar um especialista.
Infecções de ouvido frequentes podem causar dor, perda auditiva temporária e, se não forem tratadas adequadamente, podem levar a complicações mais sérias.
Problemas respiratórios crônicos
Outro sinal de que é hora de visitar um otorrino é quando seu filho sofre de problemas respiratórios crônicos, como ronco constante, dificuldade para respirar pelo nariz, respiração bucal persistente ou roncos acompanhados de pausas na respiração durante o sono.
Esses sintomas podem indicar a presença de distúrbios como desvio de septo, adenoides aumentadas ou apneia do sono, que podem afetar o desenvolvimento e o bem-estar geral do seu filho.
Problemas de fala e audição
Se você notar atrasos significativos na fala ou na linguagem do seu filho, é recomendado consultar um otorrino. Problemas de audição também podem ser um fator contribuinte para a dificuldade na fala. Um especialista poderá avaliar a audição do seu filho e determinar se há alguma condição que esteja afetando sua capacidade de ouvir e falar adequadamente.
Dores de garganta frequentes
Dores de garganta recorrentes podem ser um sinal de que algo está errado com as amígdalas ou as adenoides do seu filho, portanto precisam ser avaliadas pelo otorrino.
Alergias e sinusite crônica
Se o seu filho sofre de alergias frequentes, como rinite alérgica, ou tem sinusite crônica, a visita desse especialista também é importante, pois ele pode ajudar a determinar a causa subjacente desses problemas e desenvolver um plano de tratamento adequado ou, quando necessário, fazer a indicação ao médico alergista.
Lembre-se: o diagnóstico precoce e tratamento adequado fazem toda a diferença no tratamento de distúrbios ou patologias que afetem o ouvido, nariz ou garganta e, portanto, problemas que atinjam esses órgãos devem ser avaliados prontamente com o médico especialista.