Quando o exame de endoscopia nasal é indicado?

O sono como aliado do coração: o que você precisa saber
O sono como aliado do coração: o que você precisa saber
18 de março de 2024
Presbiacusia: o que você precisa saber sobre a diminuição auditiva relacionada ao envelhecimento
8 de maio de 2024
A endoscopia nasal é um exame muito importante para o médico otorrinolaringologista, pois permite uma avaliação detalhada das estruturas nasais e sinusais. É um exame seguro, relativamente rápido (o procedimento dura cerca de 15 minutos), realizado em ambiente ambulatorial, sob anestesia local com spray.

A endoscopia nasal consiste na inserção de um pequeno tubo flexível com uma pequena câmera na ponta (endoscópio nasal), através das narinas até a área interna do nariz e da garganta. Esse dispositivo transmite imagens em tempo real para um monitor, permitindo que o médico visualize com precisão as estruturas internas do nariz, seios da face e outras áreas relevantes.

Como é realizada a endoscopia nasal?

Antes do exame, o paciente recebe um spray nasal anestésico para diminuir o desconforto durante o procedimento. Em seguida, o médico insere cuidadosamente o endoscópio através de uma narina, guiando-o suavemente até a área de interesse, examinando minuciosamente as estruturas nasais.

Durante o exame, o paciente pode sentir uma leve pressão ou desconforto, mas o efeito anestésico local é suficiente para que o procedimento seja bem tolerado pela maior parte dos pacientes.

Para que serve a endoscopia nasal?

A endoscopia nasal é utilizada para diagnosticar uma variedade de condições nasais e sinusais, incluindo:

Desvios de septo
Uma condição na qual a parede que separa as cavidades nasais está desalinhada, o que pode causar dificuldades respiratórias e outros sintomas.

Pólipos nasais
Crescimentos benignos que se desenvolvem nas mucosas do nariz e dos seios da face, podendo causar obstrução nasal, secreção e perda de olfato.

Sinusite
Inflamação dos seios da face, que pode ser aguda ou crônica e causar dor facial, congestão nasal e secreção purulenta.

Alergias
A endoscopia nasal pode ajudar a identificar inflamação e congestão causadas por alergias sazonais ou perenes.

Além do diagnóstico, a endoscopia nasal também pode ser utilizada para orientar outros procedimentos, como a remoção de pólipos nasais, a drenagem de sinusite crônica ou a correção de desvios de septo através de cirurgia endoscópica.

O que esperar após a endoscopia nasal?

Após o procedimento, é comum sentir um leve desconforto nasal, como sensação de nariz entupido ou secreção nasal. Isso geralmente melhora rapidamente.

Em alguns casos, o médico pode prescrever medicamentos para aliviar qualquer desconforto ou tratar condições diagnosticadas durante o exame. É importante seguir as instruções do médico e entrar em contato se surgirem sintomas incomuns ou se o desconforto persistir por mais tempo que o esperado.

Uma dica importante

É muito comum, na minha especialidade, pacientes recorrerem indiscriminadamente ao uso de antibióticos para combater episódios frequentes de sinusites e outros desconfortos respiratórios.

Essa prática, além de inócua no caso em que não houver infecção bacteriana, pode trazer riscos à saúde. A dica, nesses casos, é procurar o otorrino para que ele investigue a causa subjacente e trate do problema em sua origem ao invés de simplesmente amenizar os sintomas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *