Sensação de ouvido entupido no avião: conheça a barotrauma da orelha média

você passa o dia inteiro com o ar condicionado ligado? saiba quais cuidados tomar
10 de janeiro de 2024
Ronco: conheça os motivos que podem estar por trás dele
5 de fevereiro de 2024
Sabe aquela sensação de ouvido entupido e mesmo dor que podemos sentimos não apenas em viagens de avião, como também em mergulhos em locais mais profundos e até mesmo subindo a serra de carro? Pode ser barotrauma da orelha média, tema do post de hoje.

O que é barotrauma da orelha média

O barotrauma da orelha média refere-se a danos causados ​​à orelha média devido a mudanças rápidas na pressão atmosférica como durante a decolagem e aterrissagem de uma aeronave, quando as pressões do ar ao redor mudam abruptamente.

Como ocorre o barotrauma

Normalmente, a orelha média é capaz de ajustar a pressão interna através da tuba auditiva (antes conhecida por trompa de Eustáquio), mas em algumas situações, esse processo pode não ocorrer adequadamente, resultando nessa sensação de ouvido entupido e outros sintomas, como dor no ouvido, sensação de ouvido entupido, zumbido e, em casos mais graves, até mesmo perda auditiva temporária.

Como aliviar a sensação de ouvido entupido

Bocejar e engolir
Estes movimentos ajudam a abrir a trompa de Eustáquio, permitindo que o ar flua para dentro ou para fora da orelha média.

Mastigar goma de mascar
Mastigar goma de mascar pode ajudar a ativar os músculos associados à abertura da tuba auditiva .

Evitar álcool e tabaco
Essas substâncias podem irritar as mucosas da orelha média, portanto evitá-los é uma estratégia preventiva importante, além dos inúmeros benefícios à saúde que banir definitivamente o cigarro e evitar o excesso de bebidas alcóolicas traz.

Quando procurar ajuda médica

Se a sensação de ouvido entupido persistir ou se tornar dolorosa, é importante procurar um médico otorrinolaringologista. Em casos graves de barotrauma, pode ser necessária intervenção médica para aliviar os sintomas e prevenir complicações a longo prazo.

Tratamento

Geralmente os episódios de barotrauma cessam espontaneamente em pouco tempo, mas se isso não acontecer, o seu médico (NÃO SE AUTO MEDIQUE, OK?) pode indicar medicamentos, como analgésicos, descongestionantes nasais, anti-inflamatórios não esteroidais, anti-histamínicos, corticoides e e até antibióticos.

Mas é importante reforçar que eles precisam ser indicados após a avaliação do especialista, que irá identificar a causa subjacente e, dessa forma, conduzir o tratamento apropriado, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *